5 de janeiro de 2018


"HÁ CADA VEZ MENOS PASTORES NOS VALES, HÁ CADA VEZ MENOS LOBOS NOS MONTES, MAS HÁ CADA VEZ MAIS ESTRADAS PARA CHEGAR AOS VALES E AOS MONTES"
Malditos, pag. 13

Eu, com as minhas origens rurais e idade já considerável, testemunhei tempos, para mim inesquecíveis, de harmonia entre o Homem e a Natureza e sobretudo de desfrute total desta por aquele (apesar de algumas quezílias entre mamíferos). Mais tarde, usufruí das delícias da tecnologia e do consumismo. O que sinto, ao olhar para trás? Uma sensação de de vazio, de perda, que tem todos os sintomas de irreparável. O mundo rural desapareceu; o que resta no seu lugar é um cenário de solidão e abandono, uma paisagem para turista ver. As poucas aldeias ardem... Restam as cidades... Por enquanto...

6 comentários:

  1. É um livro que suscita reflexão e também apreensão, e com maior acuidade, creio, a quem viveu nas aldeias, na província.

    ResponderEliminar
  2. De acordo com as suas palavras. Esse equilíbrio vivi-o tb. Dizem os geógrafos que depois de 74 o ambiente se deteriorou assinalavelmente em todo o mundo. E nós tb não escapamos. Agravando a situação temos o nosso comportamento apesar das "ilhas" ecologistas que em nada tem facilitado a situação além da grande politica como "vimos, ouvimos e lemos" para não esquecer. O nosso comportamento ambiental está pelas ruas da amargura.

    ResponderEliminar
  3. O que se está a passar talvez seja inevitável... Mas, estou em crer que o mundo rural voltará a ter esplendor, incluindo como palco de actividade económica lucrativa (não apenas de meia dúzia). Pena é que já não seja no nosso tempo... (Assim não dêem os loucos cabo do planeta antes de chegar esse momento)

    ResponderEliminar
  4. Um aparte: há uma passagem sobre uma criatura mítica, matou uma série de gente, que me fez lembrar a besta de Gévaudan que aterrorizou os franceses no século XVIII.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia a história, aliás muito interessante.

      Eliminar
    2. O inefável mundo das Letras tem destas coisas: realidades que parecem fábulas,fábulas que parecem realidade, e 'coisas' que jamais saberemos se são realidades ou fábulas...

      Eliminar