5 de junho de 2022

ENTREMENTES - CONVERSAS (DES)CONFINADAS (1)


Caro José,

Chegado à página 82 do teu livro, epístola de 31 de Julho de 2020 em que se fala de hipnotismo, de Cristóvão Colombo, da leitura do Alcorão e de Manuel Ribeiro, esse escritor d´A Catedral que recentemente me foi apresentado no colóquio do Museu Ferreira de Castro, tenho condições para escrever a presente carta.

Em primeiro lugar para enviar parabéns pelo trabalho epistolar em confinamento, eu que não soube o que isso era porque andei sempre na rua – embora com responsabilidade –, sem ligar às ponderosas prescrições então lançadas sobre o pessoal, os velhinhos fechados em casa, à força, pela devoção filial, os homens novos receosos de que o vírus lhes entrasse pelas narinas ou pelas comissuras da boca, as criancinhas  aceitando as explicações dos pais de que não se podia dar beijinhos por causa do bicho que andava à solta. Ia com uma amiga  para as margens do Tejo ou para os montes e vales do nosso concelho de Vila Franca de Xira e depois de jantar andava sozinho pelas ruas do bairro (passeio higiénico) enquanto nas janelas e varandas os cómicos do costume batiam palmas frenéticas pelas dez da noite.

Quando estava em casa, aproveitava o tempo lendo e relendo a Montanha Mágica, de Thomas Mann, também Humilhados e Ofendidos e Crime e Castigo, de Dostoievski. Ainda tentei Ulisses, de Joyce, mas a coisa não resultou. À tua semelhança, embora à minha maneira, seguia a máxima de Blaise Pascal: “Faire le bon usage des maladies”. Apesar de não estar doente, havia, omnipresente, uma doença a tentar dar-nos cabo do juízo.

Agora, vejo as tuas considerações e do teu correspondente sobre a alma. Considerações atentas, bem elaboradas, parece-me (independentemente de estar ou não estar de acordo com elas), até com uma bibliografia sobre a matéria (epístola de 22 de Abril de 2020), devendo dizer, pobre de mim, que nunca passei do Fédon, de Platão, da Quarta Parte do Discurso do Método, de Descartes, do Tratado das Paixões da Alma, do mesmo autor, de Montaigne, que sem o dizer também falava da alma, e dos rudimentos da psicanálise de Freud. Posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas acho que era da alma que o homem tratava lá no seu lendário consultório de Viena.  

Assim, acredito na alma, mas não na sua imortalidade, esta é a posição atingida pelo meu fraco saber. Disse Platão no diálogo citado qualquer coisa como ser a alma prisioneira do corpo. A minha primeira dúvida é como é possível a vileza do corpo (sensível e visível) aprisionar o espírito (não sensível e invisível)? Disse também que com a morte do corpo a alma ficava finalmente livre, indo para o Hades, julgo em definitivo, na companhia dos deuses e outros homens bons (caso procedesse de uma vida justa, evidentemente) e não como por vezes se diz por aí à espera de entrar em novo cárcere.

O discípulo de Sócrates, ouso pensar, poderá ter errado e ser responsável por muitos erros da filosofia medieval e moderna, porque é mais natural aceitar que a alma morra com o corpo, ou seja, que o prisioneiro sucumba à derrocada do seu ergástulo. Mas que sei eu? Tudo isto é matéria rebatível, de impossível certeza, e aqui devo avançar com a célebre asserção, mais platónica do que socrática, «só sei que nada sei!». Ponto final, parágrafo.

Estou a apreciar a leitura. Havia um movimento maoísta que tinha como divisa «ousar lutar, ousar vencer». Parece-me mais justo dizer «ousar pensar, ousar escrever». Foi o que haveis feito.

Vou continuar a ler quando me desembaraçar de uns trabalhos em que ando metido. Agora com os feriados, as festas e a sardinha assada, quiçá a praia, pode ser que me atrase um pouco… Mas um dia destes volto a escrever.

Até lá, caro amigo, paz e saúde!

M.


5 comentários:

  1. Menos de um terço (não me refiro ao conjunto de contas que servem de carril à oração) que mereceu leitura e já uma réplica com esta riqueza é uma bênção para mim. Por razões várias e, entre as primeiras, o incentivo a replicar (não vamos acabar com matéria para mais um livro: prometo!).
    Também eu, sortudo morador numa aldeia, saía com regularidade para o que batizei com «descampado»; menos intelectual, ia treinar sozinho as coreografias de danças várias (o que merecia, dos raros passantes, o ar de pasmo com que se olha para um maluco descontrolado espinoteando no meio da relva mal aparada, aparentemente sem porquê). Protegeu-me a velhice que, dizem, traz alguma sabedoria.
    Segundo: excelentes sugestões de leitura.
    Sobre a «alma»... desde a expressão, de extrema elevação espiritual e erudita, usada na minha terra «ai o alma dos damonhos!» até às irrefletidas banalidades que atribuis a alguns pensadores, quanto se escreveu já e se há de escrever ainda. A valia, se existe, estará aqui: provocar a olhar para conceitos e opiniões que, no dia a dia, estão arquivados simplesmente.
    BEM hajas, Manuel.
    (Quem sabe se não acabarás a fazer um retiro na Cartuxa ao pé de Burgos, como o Manuel Ribeiro?! Diz,que iremos os dois; quantas vezes me apeteceu já!
    JMS

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  2. De lápis em punho, já comecei e já comecei a discordar também; não com as questões espirituais, que isso é do for íntimo de cada um, e assim deve ficar, na minha opinião, com toda a liberdade para ser afirmado, mas nunca imposto, como sucede com os talibãs de todas as religiões,

    Se tenho alguma crença em matéria religiosa, é na inexistência de Deus, em 99,99% quanto a essa possibilidade -- o que espero não faça de mim um agnóstico, esse 0,1...
    A minha discordância é logo na primeira asserção do seu interlocutor: "A sociedade ergueu-se numa base de valores devotados à economia."
    Antes assim fosse, pois -- e o Manuel poderá confirmar ou não --, que a Economia é uma área de conhecimento ao serviço do ser humano. O que realmente vivemos, à escala global é um financismo capitalista corruptor, sem valores, baseado unicamente na acumulação, mais nada.

    E é esse financismo capitalista que irá dar cabo do mundo como o conhecemos, infelizmente não já uma mega-crise como em 2008 ou mesmo a de 1929 -- apenas duas entre várias semelhentes (aprendi-o com o John Kenneth Galbraith), mas o seu esgotamento, até aos paus e pedras do Einstein.

    Nesta circunstância, só nos resta mesmo a espiritualidade e a metafísica. Ou, sendo pessimista, como sempre, nem isso.

    Será um dos livros do café nos próximos dias.

    Abraço e parabéns.

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    1. Caro R., muito agradeço a sua sensibilidade e parece-me que afinal estamos concordantes. Todavia a frase «A sociedade ergueu-se numa base de valores devotados à economia», merece uma reflexão. A tónica está precisamente na palavra «devotados» associada a «devoção». Segundo o seu significado, sem seguir o sentido religioso, diz-nos que pode ser um objeto de veneração, voto com que alguém se dedica, consagra, culto, maldição. Sem dúvida que a economia deve estar ao serviço do Ser Humano mas aquilo a que assistimos é a uma economia que nos leva à auto-destruição. Trata-se de um ramo das ciências sociais e humanas com muita sustentação matemática, que apesar disso, podendo quantificar e ser quantificada, merece as mais diversificadas posições por parte dos economistas. Então a economia é sobretudo um exercício político. Lembrando a caverna de Platão, muitos permanecem no seu interior, visualizando as sombras e quando qualquer um se emancipa dela, torna-se filósofo. Este ao deparar-se com a luz exterior, regressa à caverna para ajudar os demais à sua emancipação. Este é o verdadeiro político, o verdadeiro economista. Esta economia do crescimento é devastadora, gerando lixo e mais lixo, uma «devoção» que persiste no discurso da economia mundial.
      Desde a expansão ibérica, no século XV-XVI, que a economia ocupou uma centralidade, uma devoção, na construção das sociedades, a par do objetivo de evangelização dos povos. As naus, carracas, galeões e caravelas carregavam os produtos mais cobiçados na Europa. E assim fomos andando. Chegados ao início do século XVIII começámos a viver o despertar da revolução industrial e nunca mais abrandámos em nome da economia do crescimento. Para onde nos conduz este modelo económico, que nos traz grandes conquistas tecnológicas, científicas, sociais, mas que esquece a preservação da Casa Comum?
      Agradeço imenso a sua questão oportuna, que nos pode envolver numa valiosa, cordial e interessante troca de ideias. Abraço fraterno.

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    2. Prezado Carlos Sete,

      Agradeço a sua precisão. Talvez por não perceber nada de Economia insisto em vê-la como uma área de conhecimento potencialmente ao serviço do ser humano, incluindo o meio que o envolve. Claro que isto é um bocado lírico, atendendo à realidade; mas estou certo de que haverá muitos economistas humanistas que não perdem de vista a almejada sustentabilidade (um palavrão...).

      Para mim, o financismo é aquilo que os esquerdistas como eu qualificam como "economia de casino", pelo qual não tenho nenhum respeito, nem pelos seus agentes. Costumava dizer, quando os meus filhos eram crianças que preferia ter um filhos padre ou freira a ver qualquer deles como corrector na bolsa...

      Dou-vos os parabéns pelo livro, que se lê sem se largar. Fui um pouco mais além do que o Manuel Nunes (pág. 88...), mas também eu tenho de fazer uma pausa, pelas múltiplas leituras que urgem. De qualquer modo, está na secretária, para que não me esqueça de o completar.

      O vosso livros vem também mostrar algo interessante: as tecnologias não mataram o género epsitolar, pelo contrário, e o Entrementes é prova disso. Sendo um género que tanto me interessa, terá lugar no sítio apropriado.

      Agradeço e retribuo o fraternal abraço.

      Ricardo António Alves

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  3. Caro Manuel,

    Sobre a imortalidade da alma temos uma certeza: a ciência ainda não conseguiu comprovar esta essência. Contudo, isso não significa que esteja incrédula e desinteressada nestas investigações. Recordo que em 2014, um grupo de oito cientistas internacionais publicou o «Manifesto pela ciência pós-materialista», na revista científica »Explore, The Journal of Science and Healing». Este documento pretendeu incentivar a comunidade científica, a não recear a pesquisa das experiências espirituais e da espiritualidade. Estas concentram-se essencialmente nos fenómenos mediúnicos, nas experiências de quase-morte e nos comportamentos de crianças que recordam vidas passadas. As instituições científicas que se associaram a esta iniciativa são provenientes dos quatro cantos do mundo, especificamente: Argentina, Brasil, Alemanha, Suécia, Reino Unido e EUA. A título de exemplo, a Universidade de Virginia, EUA, publicou desde 1979, 88 artigos científicos sobre experiências de quase-morte e desde 1960, 44 artigos sobre crianças que lembravam vidas passadas. Em setembro de 2018 tive oportunidade de escrever um texto sobre esta temática, verificando que, finalmente, o meio académico e científico está a mudar o seu paradigma. As ciências exatas evoluíram rapidamente, ao ponto de atingirmos o conhecimento da Mecânica Quântica e da Física das Partículas. As ciências sociais e humanas começaram a dar os primeiros passos como ramos independentes da filosofia, em meados do século XIX: psicologia, psicanálise, sociologia. Depois esta emancipação confrontou-se com a corrente positivista, liderada por Auguste Comte. Um positivista nada admitia que escapasse às leis da Natureza, conhecidas até então. Hoje existem neurocientistas espalhados pelo mundo que já não entendem o cérebro como uma entidade exclusivamente biológica. Dizem-nos que existe uma espécie de antena que comunica com outras dimensões e que tal é da competência da glândula pineal ou epífise cerebral.
    Caberá ao meio científico desfazer ambiguidades, falsidades, preconceitos, charlatanismos, crenças cegas, sem recear a pesquisa dos fenómenos espirituais. Tudo tem a sua marcha, neste movimento incessante da história, à boa maneira hegeliana. Gostaria de estar mais perto, para entender essas dimensões desconhecidas... mas ainda não mereço! Agradecido pela sua carta de 5 de junho de 2022. Um abraço.

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