18 de julho de 2014

EXCERTO DO FUTURÍVEL "O ASCETA"

Aos domingos e dias de preceito o átrio das cruzes perdia um pouco do seu ar desolado e animava-se com o afluxo dos fiéis que chegavam das aldeias mais próximas para assistir à missa conventual ou ser ouvidos em confissão. Alguns traziam víveres para os monges, coisas simples e parcas, como pão de centeio, peixe seco, algum cabaz de frutas, uma ou duas onças de sal, um molho de nabiças, uma púcara de azeitonas, meia dúzia de queijinhos de cabra, um selamim de feijão. Por vezes, quando achava que a quantidade das dádivas excedia as necessidades imediatas do convento - a regra impunha que não se armazenasse mais do que o necessário para três dias - o guardião recusava com delicadeza, e alguns camponeses regressavam a casa com o alforge só parcialmente aliviado."

(F. Faria)

3 comentários:

  1. Caramba! Andava eu por ermos lugares, em risco de me transviar por chão incerto, e, de repente, pimba, embico por carreiro como se formiga fosse, passinhos curtos a abanar antenas para evitar indesejados encontros: dou-me, de caras, com sincera_mente gravado na tabuleta cimeira deste lugar.
    Pelo que cheiro, a prosa tem origem que eu cá sei; carregadinha de pedras com líquenes milenares, nevoeiros e medronheiros, carvalhos - em cada qual mora um frade - aveleiras e outras preciosidades botânicas.
    Vim aqui parar, ainda bem, no encalço, de um Coelho, bom (não confundir com um que anda numa manta rota a mostrar as vergonhas) que tenho visto por estas bandas. Ainda não lhe apresentei credenciais mas brevemente bato-lhe à janela.

    Pronto(s) e eureka! Descobri como relaxar, antes da deita.
    Não me vou sem desejar (há coincidências sim senhores) ao aniversariante um dia de jovial alegria e felicidade para os muitos dias que tem pela frente, muitos, sempre a lavrar papel, a semear consoantes (mais ácidas ao ouvido) amaciadas por vogais (mais doces) . Palavras paridas mais livros virão à estampa.

    hajota
    http://omundoegrande.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Hajota!
      Bonita prosa, a propósito de outra, não tão bonita, por certo.
      Continua nessa senda e, mantendo as anteninhas em guarda por causa dos maus encontros, dá umas boas ferroadas aqui e ali, porque mesmo pequeninas, as mandíbulas das formigas são rijas e fazem-se sentir...
      Abraço!

      Eliminar