3 de março de 2016

LINHAS ENTRE NÓS

"Quem, a partir dali, deslizasse os olhos para a direita, veria que a noite fora violada por fogueira mole, de crepitar surdo. À volta, com o ar fantasmagórico que o bruxulear do fogo imprime às coisas, treze homens estavam sentados sobre troncos derrubados, dispostos no espaço, em ferradura gigantesca. O som das vozes é baixo, e todo aquele enigma dá vontade de aproximar, intentando ouvir.
«...e volto a repetir que o general dos romanos não nos merece confiança... ou já esqueeram, alguns de vós, o número de vidas que nos custou o ter acreditado em emissários de Roma?!...»"

(Viril, Alto, pg. 116)



4 comentários:

  1. Venha comigo ver o sítio exato onde foi decidido o destino da Lusitânia: é mesmo ali, na Castanheira, na margem esquerda do "Munda", Mondego. Talvez consiga sentir ainda o cheiro da lenha queimada na fogueira...

    ResponderEliminar
  2. O pior é ser longe com'o raio! Mas lá que soa bem...

    ResponderEliminar
  3. Mesmo sendo longe vale a pena. É uma terra linda com histórias maravilhosas. Aproveitem quando lá estivermos e terão guias turísticos a contar histórias que não estão no livro, mas que não deixam de nos fazer sorrir e rir.

    ResponderEliminar