13 de dezembro de 2023

#25 poemas passados para português - #5

 

ALGUNS GOSTAM DE POESIA


Alguns --

quer dizer nem todos.

Nem a maioria de todos, mas a minoria.

Excluindo escolas, onde se deve

e os próprios poetas,

serão talvez dois em mil.


Gostam --

mas também se gosta de canja de massa,

gosta-se da lisonja e da cor azul,

gosta-se de um velho cachecol,

gosta-se de levar a sua avante,

gosta-se de fazer festas a um cão.


De poesia --

mas o que é a poesia?

Algumas respostas vagas

já foram dadas,

mas eu não sei e não sei, e a isto me agarro

como a um corrimão providencial.


Wisława Szymborska (Bnin, Kórkik, Polónia, 1923 -- Cracóvia, 2012) Fim e Princípio (1993)

versão de Elzbieta Milweska e Sérgio das Neves, in Alguns Gostam de Poesia,

antologia de C. Miłosz e W. Szymborska, 2004 


Niektórzy lubią poezję

Niektórzy –
czyli nie wszyscy.
Nawet nie większość wszystkich, ale mniejszość.
Nie licząc szkół, gdzie się musi,
i samych poetów,
będzie tych osób chyba dwie na tysiąc.

Lubią –
ale lubi się także rosół z makaronem,
lubi się komplementy i kolor niebieski,
lubi się stary szalik,
lubi się stawiać na swoim,
lubi się głaskać psa.

Poezję –
tylko co to takiego poezja.
Niejedna chwiejna odpowiedź
na to pytanie już padła.
A ja nie wiem i nie wiem i trzymam się tego
jak zbawiennej poręczy.


(daqui)

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Se a estatística estiver correcta, significa que entre nós -- se não erro nas contas -- haverá á volta de duas mil pessoas a gostar de poesia. Penso que não estaremos longe da Polónia.

      Eliminar
  2. Gostam de poesia, mas também se gosta de canja de massa, da lisonja, de levar a sua avante, de fazer festas a um cão ...
    Szymborska, sempre ágil na ironia 🙂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi talvez a minha última grande descoberta no que respeita a um poeta Nobel.

      Eliminar
  3. Muito 'original' (para mim, obviamente). E gostei. Mas tive que me contentar com a tradução... O polaco é daquelas línguas que eu acho que jamais conseguiria aprender 🤓. Verdadeira salada de consoantes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que assusta só de olhar, mas creio que se lhe soubermos algumas regras, tudo aquilo flui...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. Apreciei a linha de pensamento. Se é poesia ou não, teria de saber ler o original.

    ResponderEliminar