13 de dezembro de 2023

TEM DIAS XIX

 


O MEU ALGARVE 

  


Oh meu ardente Algarve impressionista e mole,

Meu lindo preguiçoso adormecido ao sol,

Meu louco sonhador a respirar quimeras,

Ouvindo, no azul, o canto das esferas

-A marcha triunfal dos mundos pelo ar. -

...

Luar do meu Algarve, imaculado e fino,

Luar fluido, de neve, opalas e jasmins,

Romântico luar, transparente e divino,

Que inundas de Quimera as áleas dos jardins.

...

Deslumbrantes manhãs intensas e dramáticas,

Diluvios de rubis e liquidas opalas!

P'lo ar imaculado o vosso oiro palpita,

Como um pólen de luz celeste e fecundante,

Que vem tornar a terra a santa mãe bendita,

Que, sob os astros, gera a vida, a cada instante.

Oh manhãs sobre o mar, vossa frescura trago-a

Dentro do coração e na curva do olhar!

...


JOÃO LÚCIO POUSÂO PEREIRA, in poesia a sul 1,Olhão, 2017

5 comentários:

  1. Este Pousão não pertence ao meu círculo de algarvios presidido pelo poeta de “Opiário” e “A passagem das horas”. Mas fala de um Algarve ardente e de românticos luares. Então que se sente connosco: antes este Algarve que o "Allgarve".

    ResponderEliminar
  2. Também tenho o João Lúcio na minha antologia. Algarvio e sobrinho do grande pintor alentejano Henrique Pousão.

    ResponderEliminar
  3. Mais um em quem ainda não havia pousado os olhos... Um nadinha gongórico?...

    ResponderEliminar
  4. É considerado por quem o estudou " uma voz poética original e própria, colorista e viva, onde ecoam já prenúncios da geração do Orfeu que se lhe seguirá" . Em Coimbra conviveu com Pascoaes, A. Lopes Vieira, Augusto Gil entre outros. Este número de Poesia a Sul 1, entendeu homenageá-lo publicando O Meu Algarve a sua mais conhecida obra.

    ResponderEliminar