25 de dezembro de 2023

TEM DIAS XXIII


 

É este o dia


É este o dia por que espero

Desde tempos sem fim;

E agora que ele chega quando o quero

E o tenho para mim,


Agora penso que já vinha perto

Mas o não via - e tanto 

Que à minha volta havia só deserto,

Um vazio de espanto,


Um mundo intemporal sem rotação nem horas;

E afinal o que há

É que depois de inúmeras demoras

O que não era, está.


Em mim o tinha desde o alvor

Da minha vida, sem saber

Que este esperar com alma, e sonho, e amor,

Já era ser.


CABRAL DO NASCIMENTO

4 comentários:

  1. Inędito de João Cabral do Nascimento pertencente à colecção de manuscritos de José de Sainz-Trueva. Está publicado juntamente com outros dois no nümero 5 da revista Atlântico ( revista de temas culturais), da Primavera de 1986.
    Joăo Cabral do Nascimento nasceu no Funchal em 1897 e faleceu em Lisboa em 1978. Foi professor, tradutor, poeta, investigador e arquivista.
    Jorge de Sena disse dele:"...se foi erguendo ao longo de livros cada vez mais limpos de acessórios poéticos, a imagem dum dos mais ilustres poetas portugueses vivos".
    João Gaspar Simões, e, Vitorino Nemésio, entre outros, são unânimes no reconhecimento do seuvalor intelectual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma maraviha, Laurindo! O Cabral do Nascimento é um desses maravilhosos poetas que faz com que a nossa literatura do século XX seja tão boa e importante, na poesia e na prosa.. A 2.ª série das Líricas Portuguesas, de onde galharda mas infelizmente se autoexclui, é um livro exemplar, e aonde fui buscar vários dos meus "101 poemas".

      Eliminar
  2. Há os poetas que o são e os que o tentam ser... Cada dia que aqui venho, nova pérola...

    ResponderEliminar