Estio
" parece que ainda estamos na Primavera...
-- mas já é Verăo"
malcolm lowry
O verão é uma estação propícia
cheia de azáleas secas
caracóis e abelharucos
há um vigor extraordinário nas pedras
as mãos cheias de alecrim aos molhos
os pés tingidos de verbena e aspidistra
a água bebe-se gelada
as palavras pronunciam-se cantadas
é tão leve o tremor do leme
MANUEL MARIA BARREIROS, aqueles que têm OS OSSOS Frágeis,Lisboa, 1999
Como um copo de água fresca num dia de Verão! Bem bonito!
ResponderEliminarDa lírica madeirense, mas não consta dos "Cadernos de Santiago".
ResponderEliminarNão conhecia, e fiquei interessado.
ResponderEliminar". aqueles que têm OS OSSOS frágeis" é antologia de poesia com 13 poetas, coordenada por Manuel Maria Barreiros e José Tolentino Mendonça. O presente poema vem no n⁰2 primavera/verão de 1999 que inclui poetas de várias gerações embora com um grande equlíbrio estilístico e predomìnio da literatura que se faz nos finais do século: o tempo, o quotidiano, o vazio...mas tb textos com a limpidez e frescura daquele que apresento. Quanto a M M Barreiros desconheço a sua proveniência.
ResponderEliminarPois eu tentei saber quem é M. M. Barreiros, associado ao cardeal Tolentino em trabalhos antológicos. Acabei por dar com uma página da Agência Ecclesia
ResponderEliminarhttps://agencia.ecclesia.pt/portal/a-biblia-entre-culto-e-cultura/
em que é feito um inquérito a diversas personalidades da cultura sobre preferências em termos de textos bíblicos. O inquérito é de 2008.
Coisas curiosas: o poeta Armando Silva Carvalho declara a sua preferência pelo Livro de Job; o matemático Nuno Crato confessa a sua ignorância da Bíblia, o que, diz, não lhe dá nenhum orgulho; M. M. Barreiros, apresentado como tradutor, também prefere o Livro de Job. Aqui temos o homem, tradutor e leitor do Livro de Job! Como não me lembro bem daquele livro sapiencial (embora tenha uma ideia do que trata) vou tentar revisitá-lo hoje à noite no meu serão de província.
O meu conhecimentos bíblico é errático e incompleto. Mesmo assim, se tivesse de responder, o primeiro que me viria à ideia seria o «Êxodo», para o AT.
Eliminar