2 de dezembro de 2023

TEM DIAS XV

 



Estio


" parece que ainda estamos na Primavera...

-- mas já é Verăo"

 malcolm lowry



O verão é uma estação propícia

cheia de azáleas secas

caracóis e abelharucos


há um vigor extraordinário nas pedras


as mãos cheias de alecrim aos molhos

os pés tingidos de verbena e aspidistra


a água bebe-se gelada

as palavras pronunciam-se cantadas


é tão leve o tremor do leme



MANUEL MARIA BARREIROS, aqueles que têm OS OSSOS Frágeis,Lisboa, 1999


6 comentários:

  1. Como um copo de água fresca num dia de Verão! Bem bonito!

    ResponderEliminar
  2. Da lírica madeirense, mas não consta dos "Cadernos de Santiago".

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, e fiquei interessado.

    ResponderEliminar
  4. ". aqueles que têm OS OSSOS frágeis" é antologia de poesia com 13 poetas, coordenada por Manuel Maria Barreiros e José Tolentino Mendonça. O presente poema vem no n⁰2 primavera/verão de 1999 que inclui poetas de várias gerações embora com um grande equlíbrio estilístico e predomìnio da literatura que se faz nos finais do século: o tempo, o quotidiano, o vazio...mas tb textos com a limpidez e frescura daquele que apresento. Quanto a M M Barreiros desconheço a sua proveniência.

    ResponderEliminar
  5. Pois eu tentei saber quem é M. M. Barreiros, associado ao cardeal Tolentino em trabalhos antológicos. Acabei por dar com uma página da Agência Ecclesia
    https://agencia.ecclesia.pt/portal/a-biblia-entre-culto-e-cultura/
    em que é feito um inquérito a diversas personalidades da cultura sobre preferências em termos de textos bíblicos. O inquérito é de 2008.
    Coisas curiosas: o poeta Armando Silva Carvalho declara a sua preferência pelo Livro de Job; o matemático Nuno Crato confessa a sua ignorância da Bíblia, o que, diz, não lhe dá nenhum orgulho; M. M. Barreiros, apresentado como tradutor, também prefere o Livro de Job. Aqui temos o homem, tradutor e leitor do Livro de Job! Como não me lembro bem daquele livro sapiencial (embora tenha uma ideia do que trata) vou tentar revisitá-lo hoje à noite no meu serão de província.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu conhecimentos bíblico é errático e incompleto. Mesmo assim, se tivesse de responder, o primeiro que me viria à ideia seria o «Êxodo», para o AT.

      Eliminar