4 de dezembro de 2023

21 POEMAS DO SÉCULO 21 - III

 

IRMÃOS KARAMAZOV

 

Perguntava à menina da livraria

por estes irmãos, cujo nome

ela dedilhou no teclado

com óbvias letras erradas.

– É recente? – indagou

com uma prestável candura.

O eventual comprador parecia

não saber ao certo. Uma espécie

de desânimo atravessa-me os sentidos

na memória nostálgica

dos meus verãos adolescentes, falésias

de tardes febris com a pele

das páginas onde Aliocha e Ivan

ou Sónia e Raskolnikoff

iluminavam a culpa e o temor

que fatalmente já me pertenciam.

 

INÊS LOURENÇO (1942), O Jogo das Comparações (2016)


5 comentários:

  1. O quotidiano como instância poética, evocação, saber-se de Dostoievski na adolescência do sujeito lírico. Achei interessante.

    ResponderEliminar
  2. Como se insere um pouco no meu sentido de humor, sinceramente, acho interessante!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, comentários sempre feitos com essa adverbial sinceridade. Que não mente... Obrigado :)

    ResponderEliminar