Serranilha
A serra é alta, fria e nevosa:
vi venir serrana, gentil, graciosa.Vi venir serrana gentil graciosa
cheguei-me per'ela con gran cortezia.
Cheguei-me per'ela com gran cortezia,
disse-lhe: «Senhora, quereis companhia?»
Disse-me: «Escudeiro segui vossa via.»
Gil Vicente (c. 1465 - c. 1576)
in Sophia de Mello Breyner Andresen, Primeiro Livro de Poesia (1991)
https://youtu.be/C2NtRUVxvbA?feature=shared
ResponderEliminarUma excelente reflexão de um filósofo que aprecio por dizer o que pensa sem subterfúgios nem falsidades. No direto.
Obrigado. de qualquer modo, mas não sou um entusiasta do Zizek, reconhecendo-lhe embora uma ginástica própria para o tempo que passa.
EliminarHomem do teatro, ourives, mestre da balança da Casa da Moeda? Não há certezas biográficas, mas não precisamos delas para gostar dos seus textos.
ResponderEliminarSerá ele o homem da Custódia? Estou farto de pensar se não seria um homónimo; é muito génio num homem só.
EliminarNão desvalorizemos os sobredotados. Ah ah
EliminarDescentrando...
Eliminar"Se há em Portugal um escritor que participa da natureza do génio é a Agustina Bessa-Luís."
José Saramago
"O riso, essa bênção deixada aos homens quando os anjos selaram as portas do paraíso, é o que me liga seriamente às pessoas." Agustina Bess--ilus
Brilhante!
Sim, isto saía-lhe como a poucos.
EliminarG Vicente. Genial, de facto. Supõe-se que a Custódia da Sé do Funchal é tb zda sua autoria. Nada se concluíu até à data. Acredita-se devido às semelhanças e estilo com a C de Belém . Agustina: Eduardo Lourenço , em entrevista, reconhecia a dificuldade em avançar perante tanta genialidade. Eu prôprio sinto no texto agustiniano com o qual tenho tudo a aprender e apreender com se estivesse perante uma parede de luz.
ResponderEliminarReverência!
ResponderEliminar