31 de outubro de 2023

POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA, século XX (24)

 

Ó tocadora de arpa, se eu beijasse

Teu corpo sem beijar a tua poma

E beijando-o unisse pela soma

Aos quatro sexos meus e te enterrasse

 

Tão fundo o meu caralho que gravasse

Em soberba medalha de cristão

Ajoelhando amigos e irmão

Quando, processional, o entregasse

 

À forma que submete e que extasia,

À forma inteira, igual da luz do dia,

E tu por baixo, árdua, entre os varais.

 

Caverna em estalactites, minha sina.

Não poder eu descê-la, descer mais

Que vê-la e que perdê-la na retina!

 

MÁRIO CESARINY, O Virgem Negra, Fernando Pessoa explicado às criancinhas naturais & estrangeiras por M.C.V. Who Knows Enough About It (1988)

 


6 comentários:

  1. Ó tocadora de harpa, se eu beijasse
    Teu gesto, sem beijar as tuas mãos!,
    E, beijando-o, descesse pelos desvãos
    Do sonho, até que enfim eu o encontrasse

    Tornado Puro Gesto, gesto-face
    Da medalha sinistra – reis cristãos
    Ajoelhando, inimigos e irmãos,
    Quando processional o andor passasse!...

    Teu gesto que arrepanha e se extasia…
    O teu gesto completo, lua fria
    Subindo, e em baixo, negros, os juncais…

    Caverna em estalactites o teu gesto…
    Não poder eu prendê-lo, fazer mais
    Que vê-lo e que perdê-lo!... E o sonho é o resto…

    FERNANDO PESSOA, “Passos da Cruz IV”, publicado em “Centauro”, nº 1, Out.-Dez. 1916.

    ResponderEliminar
  2. Oh, o Cesariny, grande iconoclasta fazendo pendant com o Pacheco. Por vezes parece um grande poeta, mas não é e nunca será um dos meus -- embora, grande sacana -- tenha alguns dos mais belos poemas que já se escreveram na nossa língua. Também o tenho, cá na minha.

    ResponderEliminar
  3. Finalmente, à mostra no Museu De Castro!

    Prova de percurso em amplo observatório e grande conclusão filosófica: a ética é circunstancial. Depende dos outros e nada tem a ver com classes sociais.

    Manuel "Nunes", muito prazer!
    Não consigo encontrar a canção do Elvis Presilha: fever, mas dedico-lha .

    ResponderEliminar
  4. Obrigada R. por ter acedido ao meu pedido de ser retirada da vossa lista.
    Fiquem bem e divirtam-se.

    ResponderEliminar
  5. Se isto é poesia de qualidade, é excelente, porque, sob este pressuposto, ainda me resta a esperança de eu vir a ser um grande poeta.

    ResponderEliminar