3 de abril de 2020

100 CARTAS A FERREIRA DE CASTRO

SANT'ANNA DIONÍSIO


Entre 2012 e 2015, li e reli, a pente fino, estas 100 Cartas a Ferreira de Castro.
Deixo a transcrição de uma das que mais gostei, pelo conteúdo e pelo tom, simultaneamente coloquial e seco.
Foi remetida a partir de S. Miguel da Carreira, Minho, a 22 de Setembro de 1934, por Sant'Ana Dionísio, principal mentor e promotor dessa obra espantosa e única da Geografia e da Ecologia Humana do nosso país que é o Guia de Portugal.

pp. 51-52:
Meu caro Ferreira de Castro
O que é feito de Você? Que lhe deu este verão? A mim quase nada de aproveitável, além do ar dos pinheiros. Tenho tido mais do que uma vez, em cada dia, nesta temporada de lagarto, a ideia-desejo de lhe escrever mas o diabo do deixa-para-logo não me tem deixado tomar o papel e riscá-lo. - «De resto - dirá V. com os seus botões - que terá o Santana [sic] que dizer-me se aqui em Lx, morando a dois passos um do outro, só nos encontrávamos como se um tivesse casa em Sagres e outro no Soajo? É de facto justo o seu resmungo. A verdade porém é que não há nada mais hostil à convivência que a raiva surda de que anda possuído quando se anda a empurrar um livro. A gente quase se faz feroz. Agora que estou por um ou dois meses em deliberado chômage, se aí estivesse, apareceria podos os dias, tenho a certeza. Havíamos de arrumar um pouco melhor aquela questão que esboçámos sobre a interpretação do suicídio. Tem pensado ainda nisso? Se leu o livro, que lhe pareceu esse ponto? 
"O Século" não publicou uma linha, sequer, que eu saiba, sobre esse mono. Se fosse um livrinho de versos de uma menina histérica até vinha retrato. ..
Diga daí alguma coisa. Estarei ainda por aqui até ao dia 1 de Outubro. No dia 6 devo descer a Lx talvez para embarcar de novo para a Madeira. Gostaria de receber antes duas palavras. Do livro não faça caso. Fale de si e dos seus projectos.
Um abraço do 
Sant'Ana Dionísio

ACC




NOTA:
Esta publicação é a reprodução (excepto o título e a imagem) de um comentário escrito pela Cristina Carvalho (ACC) a uma antecedente publicação minha tendo por objecto uma carta de Maria Archer. 
Bem tentou a autora publicar directamente mas, por falta de credenciais, viu-se impedida...
F.Faria


2 comentários:

  1. Obrigado Cristina.
    P.S. Há ainda um p.s. a propósito de um livro sobre o Antero, que o SD mandou ao FC.

    ResponderEliminar
  2. Verdade. Foi para não cansar os nossos amáveis leitores..

    ResponderEliminar