16 de março de 2020

AS "100 CARTAS A FERREIRA DE CASTRO" E A SESSÃO QUE NÃO SE REALIZARÁ

Daí eu propor a realização de uma sessão virtual ao longo das próximas semanas. O livro está muito bem organizado: as cartas, as notas com referências biográficas e bibliográficas, a indicação da existência de livros e documentos do correspondente no acervo do Museu Ferreira de Castro.
Refiro-me hoje a Judith Navarro e à sua carta de 21 de Junho de 1966 cujo conteúdo gira em torno deste livrinho (1ª edição de 1958)
que consegui requisitar na biblioteca municipal de Vila Franca de Xira antes do seu encerramento. É literatura juvenil com boas ilustrações de Martins da Costa. O nosso Ferreira de Castro é explicado aos jovens a partir da sua aventura no Amazonas, tendo como guia A Selva e, como fontes para a autora, as biografias feitas por Jaime Brasil e Alexandre Cabral. Acho-o um trabalho interessante, de utilidade para a "promoção" do autor de Ossela junto do público juvenil.
Não tive possibilidade de investigar como surgiu a ideia do livro e qual foi o seu acolhimento crítico, bem assim como a que «recorte» se refere Judith Navarro na sua carta. A verdade é que teve uma 2ª edição em 1967. O Ricardo dirá certamente alguma coisa. A Cristina também, penso seu.

4 comentários:

  1. Obrigado pela palavras, meu caro. Nada sei sobre a génese desse livro, embora esteja ao meu alcance fazer a pesquisa…
    É um livrinho conseguido, muito ao espírito do tempo. Nessa colecção conheço também um Mark Twain, com a curiosidade de ter sido publicado pela Civilização, a editora inicial de «A Selva».

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Quanto à proposta, vamos fazer a auscultação de confrades e consorores...

    ResponderEliminar
  3. Eu cá acho genial a ideia, ainda que tipo ovo de colombo. Evidentemente que a proposta tem tudo para ser um êxito. Assim os visitantes do blogue, em especial os confrades do clube de leitura, decidam colaborar activamente.
    Como primeira achega, dou também os parabéns ao autor do livro (não faço ideia quem seja (emoje do riso)! Muito bem estruturado, científico, riquíssimo de informação. Cada carta traz uma pequena enciclopédia anexa! Parabéns!

    ResponderEliminar