9 de fevereiro de 2024

101 poemas portugueses - #21


VILANCETE


Como quereis que me ria,
Corpo de ouro, se vos digo
Que trago a morte comigo?

Vir um dia a apodrecer,
Se é destino de quem vive,
Outro destino não tive
Desde a hora de nascer:
Como não hei-de sofrer,
Corpo de ouro, se vos digo
Que trago a morte comigo?

Na dor de todo o momento
Meus dias tristes se vão,
E só tenho a podridão
Em paga do sofrimento:
Sombra de contentamento,
Como a terei se vos digo
Que trago a morte comigo?



Júlio Dantas (Lagos, 1876 - Lisboa, 1962) 
Nada (1896) / Líricas Portuguesas, 2.ª Série
(edição de Cabral do Nascimento)

14 comentários:

  1. O homem devia estar mesmo em baixo quando escreveu isto.
    Mas lá que é um belo poema...

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Eu pensava que o Dantas era um homem de Fé...

      Eliminar
    2. Este ou o outro. Como Castilho, foram os desígnios dos novos que os tramaram. Viva a Geração de 70, viva o órfico Almada! É a vida, lido bem com isso.

      Eliminar
    3. Até já prestei homenagem ao autor de "A Ceia dos Cardeais", visitando em Lagos a biblioteca que tem o seu nome. Depois fui à praia de Dona Ana, ou à Meia Praia, já não me lembro bem...

      Eliminar
    4. junta o Castilho ao Dantas e tem um Júlio de Castilho.

      Eliminar
    5. Grande, enorme, único, inolvidável e inigualável.

      Eliminar
  3. Sou homem de Fé (se Fé é aquilo em creio assentar a existência), mas também tenho a noção evidente «Que trago a morte comigo». Quem não traz?
    Gosto do talho do poema.
    J. A. Marcos Serra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, tanto que está nos 101...

      Eliminar
    2. José, por mais que esperneemos, nunca conseguiremos a resposta de um trilião de triliões de sestércios de ouro: quem sou, de onde venho, para onde vou?

      Eliminar