30 de outubro de 2023

POEMAS IMORTAIS - UMA SELECÇÃO POSSÍVEL - II

 

ÉCLOGAS


Lançou-se Limabeu antre uns penedos

Donde via correr um claro rio,

Acostumado a ouvir os seus segredos.


Com os olhos num bosque alto, sombrio,

A quem a primavera já pagava

A perda que lhe fez o tempo frio.


- Aquilo (começou) que vos contava,

Plantas águas, penedos, foi engano;

Já me desenganou quem me enganava.


Mais foi a perda sua que meu dano,

Mas (como dizem) tudo tempo cura,

Pois o que perde o mês não perde o ano.


Enjeita-se no campo a fermosura

Do lírio já colhido, que não cheira:

Mais há de ter o bosque que verdura!


Inda mal! pois não foi esta a primeira

(Como devera ser) que me levara,

Donde não vira mais esta ribeira.


Não falta nos desertos água clara,

A lapa que da clama me defenda,

Se ventar, ou chover, também me ampara.


... ... 


Frei Agostinho da Cruz

3 comentários:

  1. São apenas as primeira estrofes de uma écloga que o poeta terá intitulado de "À sua conversão", e onde faz referência a um amor frustrado - "já me desenganou quem me enganava" - , que terá sido a causa próxima da sua entrada no convento...

    ResponderEliminar
  2. INR.I
    https://youtu.be/zJqlOYTaDkM?feature=shared

    ResponderEliminar