20 de outubro de 2023

POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA, século XX (14)

 

CARTA A RUI FEIJÓ SOBRE O MISTÉRIO DE ORIANA

 

Oriana adormeceu à beira-mar

e os seus cabelos longos de tristeza

salgou-os nessas ondas a coalhar

que há no mar do silêncio à portuguesa.

Correram-lhe das pálpebras pesadas

o Guadiana e o Tejo, o Minho e o Doiro;

o sol posto deixou-lhe as mãos doiradas,

e adormeceu com luz como um tesoiro.

Que estranho nome o de Oriana: estrela,

mulher ou pátria? flor, constelação?

Palavra numerosa, será ela

o múltiplo acordar desta canção:

aquela por quem eu, e por seu pranto,

sustenho a espada de Amadis e canto.

 

CARLOS DE OLIVEIRA, Terra de Harmonia (1950)


8 comentários:

  1. Soberbo (tenho de reavaliar a minha lista...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi tirado da 3ª edição (1998) de "Trabalho Poético" em que autor «remodelou, incluiu, cortou (sobretudo cortou) o que lhe pareceu necessário para alcançar um conjunto mais equilibrado» da obra. Assim, o poema poderá ter algumas diferenças em relação ao que foi publicado em 1950.

      Eliminar
    2. A minha é ainda da Sá da Costa, mas já póstuma. Acho mesmo que o vou incluir; mas, como a ordem é cronológica, ainda falta muito tempo. Abraço.

      Eliminar
    3. A minha edição é também da Livraria Sá da Costa.

      Eliminar
  2. Amadis, sempre fiel à sua Oriana.
    Um belo poema.

    ResponderEliminar
  3. “Que estranho nome o de Oriana: estrela,
    Mulher ou pátria? flor, constelação?”

    Eu sei! Oriana é uma fada!
    Cabelos acobreados de condão...
    O que toca transforma em nada:
    Sapo, o príncipe e o coração!

    Eu sei! Oriana voa perdida
    No azul plástico dos dias secos.
    O que sente é pedra mentida,
    Esculpida por sombras e por ecos...

    Oriana é leve, sem lamento.
    Veste-se de solidão e de vento,
    Não reconhece escravo, nem rei.

    Alisa as folhas que deito fora
    E escreve na voragem da hora
    Palavras vazas em que me é. Eu sei!

    Fernanda Costa
    20/10/2023

    ResponderEliminar
  4. https://youtu.be/PGSzeHKgHfI?feature=shared

    ResponderEliminar