24 de janeiro de 2024

25 poemas passados para português - #11.


ADOLESCÊNCIA


Na varanda, um instante

ficámos os dois sós.

Desde aquela manhã

tão doce, éramos noivos.

 

-- Sonolenta, a paisagem

dormia em vagos tons

sob o céu gris e rosa

do poente de outono --.

 

Disse que ia beijá-la;

baixou, serena, os olhos

e ofereceu-me as faces

como perdendo um tesouro.

 

-- Caíam folhas mortas

no jardim silencioso,

e no ar errava ainda

um olor de girassóis --.

 

Não se atrevia a olhar-me;

disse eu que éramos noivos,

... e as lágrimas rolaram-lhe

dos olhos melancólicos.


Juan Ramón Jimenez  (Moguer, Huelva, 1881 - San Juan, Porto Rico, 1956),

Rimas (1902)

versão de José Bento (Pardilhó, Estarreja, 1932 - Venteira, Amadora, 2019)

original aqui

8 comentários:

  1. Jimenez é da geração de 28 não é?de qualquer modo é nome a reter na cultura espanhola que nós deviamos ler atentamente noclub e muito beneficiariamos com isso...

    ResponderEliminar
  2. Digo, é da geração de 14 com influência na de 27 ...tenho de lê-lo ...para não ficar platero..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um extraordinário poeta, e o Platero é um dos acumes dessa poética. Este foi tirado da Antologia Poética elaborada pelo José Bento.

      Eliminar
  3. Mesmo sem ter lido ainda muita poesia dele, vejo Jimenez como a própria poesia personificada. Basta ler a pérola que tem por título "Platero y Yo" para o sentir. Quando passei há meses pela cidade onde nasceu, senti-me envolvido por uma certa magia e fiquei por ali a percorrer ruas de carro, à toa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me diga que não foi visitar a https://casamuseozenobiajuanramonjimenez.com/
      Eu, para a encontrar, perguntei a uma estátua do Platero, situada numa praça agradável... pelo ridículo da cena, não publico a fotografia.
      Demorei tanto tempo na visita que, quando cheguei ao Monasterio de Santa Clara, já estava encerrado.

      Eliminar
    2. Moguer fica ali a dois passos (largos) da fronteira de V.R.S.António. Uma escapadela, em tempo de férias...

      Eliminar
    3. Estou tentado.
      E quanto à fotografia, acho que ainda no outro dia a vi por aqui...

      Eliminar