31 de janeiro de 2024

JOSÉ RÉGIO: 11 OBRAS, 22 POEMAS - IX

 

NOSSA SENHORA

 

Tenho ao cimo da escada, de maneira

Que logo, entrando, os olhos me dão nela,

Uma Nossa Senhora de madeira

Arrancada a um Calvário de capela.

 

Põe as mãos com fervor e angústia. O manto

Cobre-lhe a testa, os ombros, cai composto;

E uma expressão de febre e espanto

Quase lhe afeia o fino rosto.

 

Mãe das Dores, seus olhos enevoados

Olham, chorosos, fixos, muito além…

E eu, ao passar, detenho os passos apressados,

Peço-lhe: – «A sua bênção, Mãe!»

 

Sim, fazemo-nos boa companhia,

E não me assusta a sua dor: quase me apraz.

O Filho dessa Mãe nunca mais morre. Aleluia!

Só isto bastaria a me dar paz.

 

– «Porque choras, Mulher?» – docemente a repreendo.

Mas à minh´alma, então, chega de longe a sua voz

Que eu bem entendo:

– «Não é por Ele…»

                                   – «Eu sei! teus filhos somos nós.»

 

--- Mas Deus É Grande, 1945



9 comentários:

  1. A primeira coisa que li de José Régio foi este pio poema. Vá lá saber-se porquê...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Casa-Museu, em Portalegre, a Senhora deste poema lá está, envolta no seu manto, ao cimo de uma escada. Vou lançar a propor a proposta de o Clube de Leitura se deslocar a Portalegre em visita de estudo e recreio. Que acham?

      Eliminar
    2. «Vou lançar a proposta», queria eu dizer.

      Eliminar
    3. Parece-me bem. Também podemos visitar a Manufactura das Tapeçarias de Portalegre, mesmo ao lado da Casa-Museu assim como o cemitério e o castelo. Quem quiser, claro. Pelo caminho, para dar energia, um rebuçado de ovo de Portalegre, essa famigerada iguaria 😊

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Esplêndido poema.
    Acho uma óptima ideia, sem poder comprometer-me já. E não se esqueça dos castrianos lá de cima, que sei estarem a contar com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está esquecido. Talvez se juntem os castrianos lá de cima e os de cá de baixo :) Terça-feira vou estar com a Isabel, falaremos do assunto.

      Eliminar
  4. O poema é dos que me tocam.
    Portalegre conhecemos bem. Ainda não há muito tempo, até dormimos lá... mas também conhecíamos Santarém... e soube bem.
    Se não colidir com as minha atividades na ACTIS, presentes.

    ResponderEliminar