15 de janeiro de 2024

JOSÉ RÉGIO: 11 OBRAS, 22 POEMAS - VII

 

ROMANCE DE VILA DO CONDE

 

Vila do Conde, espraiada

Entre pinhais, rio e mar…

– Lembra-me Vila do Conde,

Já me ponho a suspirar.

 

Vento norte, ai vento norte,

Ventinho da beira-mar,

Vento de Vila do Conde,

Que é minha terra natal!,

Nenhum remédio me vale

Se me não vens cá buscar,

Vento norte, ai vento norte,

Que em sonhos sinto assoprar…

 

Bom cheirinho dos pinheiros,

A que não sei outro igual,

Do pinheiral de Mindelo,

Que é um belo pinheiral

Que em Azurara começa

E ao Porto vai acabar…,

Se me não vens cá buscar,

Nenhum remédio me vale!

Nenhum remédio me vale,

Se te não posso cheirar…

 

Vila do Conde, espraiada

Entre pinhais, rio e mar!

– Lembra-me Vila do Conde,

Mais nada posso lembrar.

 

(...)

 

--- Fado, 1941


3 comentários: