9 de novembro de 2023

POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA, século XX (33)

 

O MARQUÊS DE CHAMILLY A MARIANA ALCOFORADO

 

Minha senhora deve ter

uma coisa muito urgente e capital

a dizer-me

porque me tem escrito muito

e muitas vezes

porém lamento dizer-lho

mas não percebo

a sua letra

já mostrei as suas cartas

a todas as minhas amigas

e à minha mãe

e elas também não percebem bem

não me poderia dizer

o que tem a dizer-me

em maiúsculas?

ou pedir a alguém

com uma letra mais regular

que a sua

que me escreva

por si?

como vê tenho a maior vontade

em lhe ser útil

mas a sua letra minha senhora

não a ajuda

 

ADÍLIA LOPES,  O marquês de Chamilly (Kabale und Liebe)  (1987)

 

 

14 comentários:

  1. Olarilolela
    Não invente porque a esta hora tardia já ninguém lhe escreve.

    ResponderEliminar
  2. Theo

    Às vezes o gato fitava
    Com estranheza
    O que de nós (um excesso)
    se interpunha entre nós e o gato,
    A nossa presença.

    Manuel António Pina
    In Cuidados Intensivos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro interpõe-se. Na poesia ê assim.

      Eliminar
  3. Dizia o Manel Pina numa entrevista: "A minha biografia não tem nada de extraordinário
    Ou talvez tenha, sem eu saber."
    E nós a concordar.

    ResponderEliminar
  4. Percebo-lhe as intenções, e até a de alguns entusiastas (também topo certas marias-vão-com-as-outras), mas a AL nem em pequenas doses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, aprecio a determinação. E deixo aqui - não para o escandalizar, pois tal não sucede evidentemente consigo -, mas talvez para algum anonimato de tímpanos sensíveis, uma amostra do seguinte texto da Adília:
      «Eu quero foder foder
      «achadamente
      «se esta revolução
      «não me deixa
      «foder até morrer
      «é porque
      «não é revolução
      «nenhuma
      «a revolução
      «não se faz
      «nas praças
      «nem nos palácios
      «(essa é a revolução
      «dos fariseus)
      «a revolução
      «faz-se na casa de banho
      «da casa
      «da escola
      «do trabalho»
      etc. etc

      Eliminar
    2. O Bocage de servicinho. Já estava à espera do velhadas.

      Eliminar
    3. Muito falo, pouco trabalho.

      Eliminar
  5. Sou uma mina cheia de boas intenções. É só pôr o pezinho...

    ResponderEliminar
  6. Maria-vai-cas-outras?
    Par perfeito: Vinicius de Moraes e Silvya Orthoff

    ResponderEliminar
  7. Com que então "finura". Bem me parecia...

    ResponderEliminar