28 de novembro de 2023

TEM DIAS XIV

 TEM DIAS XIV









E. M. MELO E CASTRO, nova 2, magazine de poesia e desenho, s/d

8 comentários:

  1. Escrevia António Paulouro neste segundo nümero : "NOVA foi, será talvez, presença da cultura portuguesa e da capacidade de fazer, hoje, alguma coisa que dê sinal de nôs".
    Nova/magazine de Poesia e Desenho teve como organizadores A Paulouro, António Sena e Herberto Helder.
    Além de poesia incluiu o desenho e o ensaio de raíz literária.

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  2. Gosto muito da poesia visual, ou de alguma dela. Eu próprio tenho duas ou três tentativas. Este não tem título?

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  3. "Concepto Incerto" é um texto teórico de 1 pg que antece 5 grafismos dos quais publiquei. Podemos entender que eles "esclarecem" ou complementam o texto estético que os antecede.
    Neste MC desenvolve as suas ideias na dialéctica entre certeza e incerteza defendendo, pois claro, a sua visão visual da arte por caminhos muito cerebrais.
    O tempo era de grandes questionamentos e não é por acaso que este magazine aparece embora contemple na diagonal tudo o que se fez ou faz. Optei por não colocar nome uma vez que o grafismo não é titulado.

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  4. Este, sinceramente, não me diz muito (como poema). Defeito meu, decerto 🙂

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  5. Sinceramente , também não acho que seja poesia. Desenho, sim. NOVA/Magazine de poesia e desenho, diz-se. Ou poesia apenas naquele sentido que Horácio, na sua arte poética (Epístola aos Pisões), atribuía às artes visuais, semelhante ao que um helenista havia dito há uma data de séculos: «a pintura é poesia muda, a poesia é pintura falante» . Salvo mais robusto saber, deve-se falar de poesia visual, caligramática, concreta, etc. quando se está perante textos organizados figurativamente, apelando simultaneamente à percepção óptica e linguística. Os caligramas de Apollinaire, for example.

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    1. Muito bem observado. Daí que o título seja fundamental, e só através dele teremos (ou não) ut pictura poesis -- o latinório fica sempre bem... Abraços!

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  6. Obrigado. O comentário está bem fundamentado.

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