15 de novembro de 2023

POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA, século XX (39)

 

JUNTO À ÁGUA

 

Os homens temem as longas viagens,

os ladrões da estrada, as hospedarias,

e temem morrer em frios leitos

e ter sepultura em terra estranha.

 

Por isso os seus passos os levam

de regresso a casa, às veredas da infância,

ao velho portão em ruínas, à poeira

das primeiras, das únicas lágrimas.

 

Quantas vezes em

desolados quartos de hotel

esperei em vão que me batesses à porta,

voz da infância, que o teu silêncio me chamasse!

 

E perdi-vos para sempre entre prédios altos,

sonhos de beleza, e em ruas intermináveis,

e no meio das multidões dos aeroportos.

Agora só quero dormir um sono sem olhos

 

e sem escuridão, sob um telhado por fim.

À minha volta estilhaça-se

o meu rosto em infinitos espelhos

e desmoronam-se os meus retratos nas molduras.

 

Só quero um sítio onde pousar a cabeça.

Anoitece em todas as cidades do mundo,

acenderam-se as luzes de corredores sonâmbulos

onde o meu coração, falando, vagueia.

 

MANUEL ANTÓNIO PINA, Um Sítio onde Pousar a Cabeça (1991)



4 comentários:

  1. Belo poema. Comovente realidade .É lá na infância que somos inteiros.

    ResponderEliminar
  2. Porque serão tão belas palavras como nostalgia, saudade, melancolia...? Talvez para que a perda que evocam não nos derrote.

    ResponderEliminar